terça-feira, 3 de março de 2009

Dicas do Salim - como fazer o seu dinheiro te servir melhor

Meu amigos me chamam de Salim, o clássico estereótipo do árabe pão-duro. Tá certo, tenho feições bem semíticas mesmo, tenho "cara" de Salim, mas o apelido vem porque eles acham que eu sou muito "segurado" com dinheiro. Eu não acho que sou "segurado", só não gosto de gastar dinheiro em besteira.

Depois de muito pensar e auto-analisar o meu comportamento (com alguns toques dados por amigos também), cheguei à conclusão que existe SIM a diferença entre ser pão-duro e ser econômico.

O pão-duro é a clássica imagem do Tio Patinhas, que lê o jornal (mesmo que seja o de ontem) jogado no banco da praça pra não ter que gastar comprando, que anda a pé pra economizar gasolina, que vai à casa dos outros na hora do jantar pra não ter que gastar em comida e outras esquisitices mais, tudo isso mesmo sendo "o pato mais rico do mundo", ou seja, não é um pobre coitado que precisa disso. Conheço um sujeito que tem mais de 1 milhão de DÓLARES guardado, mas que anda de carro 1.0 sem ar, que ainda foi comprado usado "bem baratinho". Detalhe, ele leva mais de meia hora pra chegar no trabalho e trabalha de terno, mesmo no verão.

Por que? Por que pro pão-duro, o prazer é TER o dinheiro, é JUNTAR, apenas. Pro pão-duro, o que interessa é ter a maior quantidade possível de dinheiro, talvez pra poder aproveitar num futuro que provalvemente nunca chegará. É o cara que não vive a vida como poderia e acaba deixando uma fortuna pros filhos se engalfinharem para dividi-la. Não me encaixo nesse perfil de forma alguma.

Já o cara econômico (vamos chamá-lo de "Salim", pois me identifico com ele) é aquele que entende que o dinheiro é um recurso limitado e que toma atitudes para economizar em algumas coisas de forma que ele possa aproveitar melhor em outras. É o cara que almoça num lugar barato e dispensa a sobremesa pra guardar grana pra comprar um som novo pro carro, por exemplo. O Salim tem por objetivo maximizar o poder de compra do seu dinheiro, ou seja, fazer com que este recurso finito lhe traga a maior quantidade de benefícios possível.

Em suma, enquanto o pão-duro não gasta o dinheiro para poder guardá-lo, o Salim não gasta para poder aproveitá-lo ao máximo. Enquanto o pão-duro tem pavor de gastar dinheiro, o Salim tem pavor de gastá-lo mal.

Pensando nisso, resolvi botar no papel (expressão mais antiga, hoje é botar no teclado) algumas dicas que aprendi ao longo dos anos pra economizar em algumas coisas, sempre buscando o melhor custo x benefício, ou seja, maximizando o poder de compra do dinheiro, como gosta de fazer um "Salim".

2 comentários:

  1. Salinesco,

    Realmente existe uma grande diferença entre o pão-duro e o econômico. O bicho pão-duro é o que mais me irrita. Caso precise de uma foto para ilustrar o pão-duro que tal uma foto do Sr.Vovozinha?
    Sucesso! beijos. Lili

    ResponderExcluir